Resumo

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CONSTRUÇAO IDENTITARIA PROFISSIONAL NO ENSINO SUPERIOR : PRÁTICA DIARISTA E FORMAÇÃO DO PROFESSOR

EVELINE MATTOS TAPIAS-OLIVEIRA

Orientador(a): Ângela Kleiman

Doutorado em Linguística Aplicada - 2006

Nro. chamada: T/UNICAMP - T162c


Resumo:
A presente tese de Doutorado conduz análise lingüístico-enunciativo-discursiva de diários produzidos por alunos universitários, iniciantes no curso de Letras, buscando evidências da sua construção identitária profissional no mundo figurado do Ensino Superior. Os dados dos diários foram obtidos em uma pesquisa-ação, em que as vivências ocorridas nas atividades partilhadas em sala forneceram subsídios para autopercepção dos alunos (desde o que aprendiam, em que medida, até como o faziam – com dificuldade, facilidade, assombro). Os objetos de análise (os enunciados dos diários) mostram os alunos configurando-se em professores de várias maneiras. Uma delas refere-se ao posicionamento dos sujeitos (pelo uso das pessoas verbais, do tratamento mais ou menos cerimonioso) nos diários. O modo como vêem a si mesmos (sua imagem) também configura a imagem (ethos) de seu interlocutor nos diários, geralmente seu professor. Esses posicionamentos assumidos acabam por configurar, inclusive, o próprio gênero que está sendo escrito pelos sujeitos nos diários, no seu estilo e forma. Os dados também evidenciaram que a construção identitária não é incólume, nem fácil, nem sem problemas. Pelo contrário. Os sujeitos apresentam diferentes vozes em orquestração em seus enunciados. A orquestração muda ao longo do tempo nas percepções dos sujeitos. Escolha lexical, adjetivos e comparações entre experiências presentes e passadas são as evidências principais. Além disso, foi analisada a relação dos sujeitos com o saber (como um objeto a ser possuído, uma atividade a ser partilhada, ou uma forma de ser e de agir na profissão) nas metáforas e referenciações. Investigamos, também, o que significa para os sujeitos ser professor. Na modalidade deôntica, na assertividade e nos verbos de processo mental com caráter volitivo, os sujeitos tecem novas imagens profissionais para si, diferentes das de seus antigos professores. A prática diarista, em razão dos resultados obtidos, configura-se um instrumento cultural útil por prover os sujeitos de um espaço-tempo para reflexão e verbalização de suas idéias e pensamentos, cada um a seu ritmo, o que os ajuda na própria construção identitária profissional e faz com que haja a possibilidade da constituição de novos mundos.

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