Resumo

Versão para impressão
INTERAÇOES EM AULA DE MATEMATICA PARA JOVENS E ADULTOS

REGINA MARIA SECO DE MIRANDA VALVERDE

Orientador(a): Ângela Kleiman

Mestrado em Linguística Aplicada - 2006

Nro. chamada: T/UNICAMP - V249i


Resumo:
Este trabalho descreve a interação professor-aluno na aula de matemática para a educação de jovens e adultos. Com o intuito de compreender o contexto do ensino de matemática, partimos de uma perspectiva interdisciplinar, para investigar as relações entre a linguagem matemática e a linguagem natural e a importância da análise da interação para o ensino. Com base nas contribuições da sociolingüística interacional para os estudos da interação Gumperz (1972 & 1982), Goffman (1998) e Brown e Levinson (1995), analisamos pistas contextualizadoras diversas e suas funções na promoção de situações de
aprendizagem. Verificamos a utilização de mecanismos verbais para a construção de conceitos matemáticos e apresentamos as relações entre o objetivo da aula e o tipo de interação estabelecida. A análise das situações observadas, em 2000, permitiu que se refletisse sobre o papel do professor na escolha de atividades
significativas no processo de ensino e aprendizagem e a necessidade do estudo da interação em sala de aula na formação de professores de matemática

Palavras-chave: Interação; Linguagem natural; Matematica - Linguagem

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.