ESTRATEGIAS DE PROCESSAMENTO DE INSUMO E A ALTERNANCIA DAS FORMAS DATIVAS EM INGLÊS

DENILSON AMADE SOUSA

Orientador(a): Linda Gentry El-Dash

Mestrado em Linguística Aplicada - 2006

Nro. chamada: T/UNICAMP - So85e

Este estudo realizou uma descrição de um fenômeno lingüístico chamado alternância das formas dativas em inglês (dative alternation) e verificou, através de um teste de julgamento de gramaticalidade, se professores e alunos brasileiros de inglês têm conhecimento implícito ou explícito acerca deste fenômeno. Comparando a intuição de nativos americanos com a intuição de alunos e professores brasileiros, chegou-se à conclusão de que nem os professores nem os alunos possuem esse conhecimento. A partir desses resultados foram realizadas intervenções em sala de aula com o intuito de fazer com que aprendizes de inglês de nível intermediário adquirissem a alternância das formas dativas. Essas intervenções foram baseadas em processamento de insumo e instrução para processamento (como formulados por VanPatten, 1993,1996) e tiveram um design de pré-teste/pós-teste. As análises estatísticas desse segundo experimento – intervenção – mostraram, com uma diferença significativa ao nível de 5%, que o grupo que sofreu o tratamento baseado em instrução para processamento de insumo aprendeu a alternância das formas dativas apenas no nível imediato, já que essa aprendizagem se perdeu depois de passado um mês. As análises estatísticas referentes ao grupo que sofreu um tratamento baseado numa abordagem tradicional indicaram que não houve aprendizagem imediata estatisticamente relevante. Essas análises também apontaram, com uma diferença significativa ao nível de 10%, para a perda do conhecimento, estatisticamente não significativo, adquirido na intervenção. O conhecimento do grupo de controle – aquele que não sofreu nenhum tipo de tratamento – se manteve o mesmo durante o período da pesquisa. Evidenciou-se, assim, que, pelo menos para esse tipo de estrutura, a Instrução para Processamento de Insumo surtiu um efeito apenas imediato, que não durou muito tempo. Essa descoberta é interessante, pois se pode imaginar o motivo pelo qual isso tenha ocorrido e conseqüentemente se especular acerca daquilo que pode ser feito para se evitar a perda do conhecimento adquirido na intervenção.