Resumo: O PAPEL DO PROCESSO INFERENCIAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS ESCRITOS RESUMO Esta dissertação investiga o processo de compreensão de textos escritos, focalizando mais especificamente o processo de produção de inferências feita pelos leitores. Para isso investigamos as inferências que alunas do curso de Letras fazem (em comentários escritos) a partir de um texto literário narrativo. Partimos do pressuposto de que a compreensão de textos depende tanto dos processos de decodificação como da realização de inferências, pois acreditamos ser muito difícil haver compreensão sem a realização de inferências. Inferência é tomada aqui como uma estratégia cognitiva pela qual o leitor gera uma informação semântica nova, a partir de uma informação semântica dada, em um determinado contexto. Tendo isto em mente, buscamos investigar que inferências são produzidas (em comentários escritos) a partir de diferentes contextos (audição/leitura) dos sujeitos após a leitura de um texto literário escrito e de que forma a exibição de uma “competência inferencial” por parte destes sujeitos relaciona-se aos diferentes tipos de leitura por eles produzida, revelados por meio de comentários escritos. Além disso, buscamos relacionar o processo de compreensão dos elementos constitutivos da narrativa e as inferências realizadas nos comentários dos sujeitos. Nossa hipótese de trabalho é a de que o processo inferencial está relacionado tanto aos esquemas mentais dos sujeitos como ao seu contexto pessoal, de modo que, utilizando-se destas duas fontes de informação extratextual, os sujeitos buscam estabelecer o sentido do texto com a realização de inferências lógicas, informativas e elaborativas. E, no caso específico do conto utilizado em nossa pesquisa, postulamos que as inferências deverão giram em torno dos elementos constitutivos desta narrativa, especialmente da personagem e da ação. O corpus analisado neste trabalho é constituído por comentários escritos produzidos por alunas do segundo ano do curso de Letras de uma universidade pública do interior de Goiás, feitos a partir de três contatos (audição, leitura e comentário/leitura) com um texto literário narrativo: o conto “A gaivota”, de Augusta Faro. Palavras-chave: inferência, compreensão de narrativas, processamento textual, cognição.