INTERNET COMO FONTE DE MATERIAL DIDATICO E COMO MEIO DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA INVESTIGAÇÃO BASEADA NA TEORIA DA ATIVIDADE

PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA

Orientador(a): Denise Bertoli Braga

Co-orientador(a): Harry Daniels

Doutorado em Linguística Aplicada - 2006

Nro. chamada: T/UNICAMP - AL64i

O presente trabalho se propõe a refletir sobre o impacto da inserção da Internet como fonte de material didático e como meio de ensino na criação e execução de tarefas pedagógicas elaboradas por alunos/professores em um Curso de Letras. Tem-se, portanto, como objetivo geral identificar as semelhanças e diferenças dessas tarefas e como também da práxis desses alunos/professores e como objetivo especifico detectar as contradições existentes no sistema de atividade em transformação estabelecido através da atividade “criar tarefas pedagógicas para serem executadas utilizando diferentes artefatos de ensino”. Agregada a isso, observamos também a intervenção, do professor responsável pela turma de Metodologia de Ensino de Língua Estrangeira nesse sistema de atividade quando ele estabeleceu um diálogo reflexivo sobre a prática de seus alunos. Para alcançar tais objetivos, utilizamos como suporte as teorias que defendem a necessidade de se formar ainda durante a graduação, um profissional criterioso e reflexivo. Além disso, fizemos uso da Teoria da CALL para demonstrar a importância de se promover um contato do aluno/professor com o ensino e aprendizagem mediado pelo computador. Como o foco de interesse desta investigação está em perceber o que acontece com o sistema de atividade quando se altera o artefato de ensino, adotamos como suporte teórico, dentre outros, o princípio da contradição encontrado na Teoria da Atividade que nos permite entender as alterações no sistema de atividade a partir dos diferentes artefatos utilizados pelos sujeitos. A análise dos dados proveniente de uma abordagem metodológica exploratória mostrou que na tentativa de se criar tarefas pedagógicas, utilizando diferentes artefatos de ensino, o aluno/professor desenvolveu práticas diferentes de acordo com o artefato utilizado. Além disso, podemos afirmar que a intervenção do professor ajudou esse sujeito a desenvolver uma postura reflexiva sobre suas escolhas pedagógicas e sobre sua prática, desenvolvendo capacidades para se autoavaliarem. Um fator importante a ser mencionado é que essa intervenção, também se altera de acordo com o artefato utilizado. Quanto às contradições encontradas no sistema de atividade em estudo, podemos afirmar que, elas acontecem em seus quatro níveis assim como proposto por Engeström (1987) e se configuram de acordo com a mudança do artefato de ensino. Os resultados obtidos indicam que, como previsto pela Teoria da Atividade a alteração do artefato de ensino, pode causar tensões no sistema e alterar os elementos que o constitui.