Resumo

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LEITOR E OS SENTIDOS DO TEXTO, O: O USO DE ESTRATEGIAS DE...

LUCIANA SALES PIRES SOARES

Orientador(a): Eunice Ribeiro Henriques

Mestrado em Linguística Aplicada - 2005

Nro. chamada: T/UNICAMP - So11L


Resumo:
Resumo Este trabalho é um estudo de caso, que analisa as estratégias, usadas por três grupos de leitores—três do ensino fundamental, três do ensino médio e quatro universitários. A fundamentação teórica deste estudo são as “estratégias de raciocínio”, de Johnston (1983), e as três intenções, de Umberto Eco (1993): “intention auctoris”, “intention operis” e “intention lectoris”. Para conciliar essas duas visões, vamos usar as estratégias como uma forma de se chegar ao foco do leitor: na “mensagem do autor”, nas “pistas textuais” ou no “ponto de vista do leitor”. Os objetivos são: (1) categorizar e (2) analisar as estratégias; (3) examinar o processo da construção do sentido por cada grupo; e (4) comparar e contrastar os três grupos. Os dados foram obtidos por meio de protocolos verbais e entrevistas participativas, com base em textos curtos de diferentes tipos. A análise é primordialmente de cunho interpretativista, que consiste de observação participativa e juízos de valor. Os resultados mostram que os leitores menos proficientes tendem (1) a optarem pelo processo de leitura “bottom-up”, por dirigirem sua atenção, em geral, para palavras isoladas e sentenças e (2) a usarem estratégias que espelham sua própria competência lingüística. Os leitores mais proficientes, no entanto, tendem a analisar o texto como um todo, através do processo “top-down” (com certeza, em função de seu conhecimento prévio e de sua prática de leitura). Além disso, dependendo do tipo de texto, os leitores mais jovens e/ou menos proficientes, tendem a se projetar nos textos (“intention lectoris”), ao passo que os mais velhos e/ou mais experientes tendem a ouvir o que o autor (“intention auctoris”) ou o texto (“intention operis”) transmitem (ou parecem transmitir). Os resultados destacam a importância de se identificar (1) as estratégias, usadas pelos aprendizes, e (2) o tipo de “intenção” que buscam no texto a fim de ajudá-los a superarem algumas das maiores dificuldades, impostas pelo ato de ler. Palavras-chave: interpretação textual; estratégias de raciocínio; intenções (do leitor, do autor, do texto).

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