COMPREENSAO AUDITIVA EM LINGUA ESTRANGEIRA

Orientador(a): John Robert Schmitz

Doutorado em Linguística - 1993

Nro. chamada: T/UNICAMP - EL1c

Em anos recentes a compreensão auditiva se mostrou um componente crucial da aquisição de uma língua estrangeira. Na sala de aula, entretanto, os contatos com a língua oral tendem a ser através de fitas em áudio, embora tal prática prive o aprendiz de várias informações normalmente disponíveis num contato autêntico. Esta tese mostra o papel facilitador de dois tipos de visuais que ajudam a suprir essa privação e facilitar assim a compreensão: uma gravura que facilita a ativação de "schemata" apropriados para interpretação "top-down" e imagens em vídeo que, através de movimentos articulatórios e cinéticos, fornecem pistas para interpretação “bottom-up". Os dois tipos melhoraram a compreensão, embora o efeito variasse em função do nível de proficiência do sujeito. Também investigou-se a estrutura atitudinal em relação aos falantes de inglês.e suas culturas subjacentes em universitários brasileiros, assim como a estrutura atitudinal dos propósitos para o estudo de tal idioma. Os fatores de propósitos revelam componentes de instrumentalidade, integração, realidade, prazer, acesso a informações e de valorização intrínseca da língua, contudo, a interpretação de várias atividades em relação a tais fatores varia dependendo do pertencimento a subgrupos relacionados com sexo, idade, área de estudo, classe sócio-econômico e situação escolar. Alguns desses fatores se mostraram correlacionados num nível significativo com o desempenho na compreensão e a proficiência do aprendiz.

Palavras-chave: Aquisição da segunda linguagem , Lingua inglesa - Estudo e ensino