Resumo

Versão para impressão
VOCABULARIO NA SALA DE AULA DE LINGUA ESTRANGEIRA, O

SANDRA REGINA BUTTROS GATTOLIN

Orientador(a): Matilde Virginia Ricardi Scaramucci

Doutorado em Linguística Aplicada - 2005

Nro. chamada: T/UNICAMP - G229v


Resumo:
O objetivo desta pesquisa de natureza interventiva foi invesdtigar a possibilidade de se propiciar um ambiente favorável à aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira nas aulas de leitura para fins específicos. Para tanto, forma desenvolvidas e aplicadas, paraleleamente às atividades d leitura, tarefas com ênfase no vocabulário. A elaboração dessas tarefas foi fundamentada no conceito rico vocabulário, proposto por Richards(1976) e estenndido por Scaramucci(1995). Os dados coletados são de natureza quantitativa e qualitativa. Os dados de natureza quantitativa foram obtidos por meio da aplicação de duas baterias de testes para verificação do conhecimento lexical dos participantes do estudo. Os resultados obtidos no pré-teste e no pós-teste foram comparados e analisados estatisticamente através das técnicas do teste de Friedman e teste-t, evidenciando que, ao término do curso, a extensão do vocabulário dos participantes era significativamente maior do que no início dele. Os dados de antureza qualitativa foram obtidos por meio de um questionário para levantamento das estratégias de aprendizagem de vocabulário, diários dialogados e observações em sala de aula gravadas em áudio. Essa trianngulação permitiu inferir que a interação promovida pelo material desenvolvido pelo curso, com foco na profundidade do conhecimento léxico, foi um dos aspectos da sala de aula que mais contrinuiram para a construção desse conhecimento. Permitiu inferir também que o papel do professor é fundamental nessa processo.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.