APRENDIZES DE INGLES GERAL E INSTRUMENTAL E SUAS ATITUDES FACE À GRAMÁTICA, OS

Orientador(a): Linda Gentry El-Dash

Mestrado em Linguística Aplicada - 2006

Nro. chamada: T/UNICAMP - Sa63a

Este trabalho investiga as atitudes de aprendizes de Inglês face ao aprendizado da gramática. É uma pesquisa de base que focaliza uma questão relevante para os desafios atuais que vêm sendo enfrentados na área de ensino de línguas. Na tentativa de priorizar as opiniões reais dos sujeitos, fizemos entrevistas orais semi-estruturadas com grupos de universitários aprendizes de Inglês. Essas entrevistas revelaram várias idéias diferentes sobre a gramática. Tais idéias foram usadas para construir o questionário propriamente dito, o qual as apresentou numa escala tipo Likert. Os sujeitos que responderam ao questionário eram alunos de Inglês Geral ou Instrumental em uma universidade pública do estado de São
Paulo. Os escores variavam de 1 (mais baixo) a 7 (mais alto) conforme o grau de concordância desses alunos com as declarações propostas. Posteriormente os resultados foram submetidos a uma análise fatorial que gerou 30 fatores independentes, os quais foram correlacionados com certas variáveis, como sexo, área de estudo (humanas, exatas e biológicas) e tipo de curso de Inglês (Geral ou Instrumental). Ao agrupar os itens que os alunos vêem como semelhantes, os fatores revelaram o que subjaz suas respostas e foram nomeados, levando em conta o tipo de concepção delineada sobre a gramática. Finalmente, apresentamos reflexões sobre o papel da gramática na esperança de poder ajudar os professores a promover uma imagem mais positiva da gramática na sala de aula.