Resumo

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AMBIENTE DE APRENDIZAGEM EM AULAS DE LINGUA ESTRANGEIRA

MARIA CARMEN KHNYCHALA CUNHA

Orientador(a): Linda Gentry El-Dash

Co-orientador(a): Joanne Marie McCaffrey Busnardo Neto

Doutorado em Linguística Aplicada - 2005

Nro. chamada: T/UNICAMP - C914a


Resumo:
Este estudo investiga as concepções de aprendizes sobre o ambiente de aprendizagem de suas salas de aulas de língua estrangeira. A Metodologia Q, em combinação com entrevistas qualitativas, foi utilizada para tornar visíveis estruturas escondidas em situações comunicativas e apresentar convergências, assim como variações, nas maneiras de pensar e construir a realidade. Os participantes pertencem a dois grupos de alunos cujos professores possuem perfis diferentes. Uma Amostra Q de 81 itens, adaptados a partir de oito instrumentos tradicionais utilizados na avaliação de percepções sobre ambientes de aprendizagem, foi estruturada com referência a categorias usadas na conceituação de ambientes psico-sociais. Os participantes foram instruídos a distribuir os itens ao longo de uma escala variando de "concordo totalmente" (+3) a "discordo totalmente" (-3). As distribuições foram intercorrelacionadas e as matrizes de correlação de 18 x 18 e 42 x 42 foram analisadas fatorialmente. Cada análise produziu três fatores, sendo que cada um desses representa um ponto de vista peculiar de um grupo de indivíduos em relação ao tema investigado. Os resultados apontam para a ocorrência simultânea de múltiplos fatores de ordem afetiva, social e cognitiva que podem influenciar o tipo de ambiente de aprendizagem de uma língua estrangeira. O ambiente em uma sala de aula parece ser o resultado de formas de interações entre variáveis que se relacionam ao aprendiz, ao professor e ao tipo de instrução proporcionada. Os resultados poderão se mostrar úteis para a área de Lingüística Aplicada, na busca de abordagens abrangentes que busquem articular as dimensões intelectuais e afetivas da constituição humana e que possam, assim, entender o sujeito em sua totalidade. Poderão, além disso, contribuir para a compreensão de fenômenos subjetivos envolvidos na aprendizagem de uma língua estrangeira, tais como a relação entre o ambiente e as atitudes de aprendizes, o que, por sua vez, poderá fornecer intravisões para a avaliação do professor, de sua prática, para a preparação de professores, o desenvolvimento de materiais instrucionais e enfim, ser de valia para os aprendizes na percepção e compreensão de sua maneira de aprender.

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