POLITICA LINGUISTICA, POLITICA HISTORIOGRAFICA

Orientador(a): Ataliba Teixeira de Castilho

Doutorado em Linguística - 2004

Nro. chamada: T/UNICAMP - OL4p

Esta tese analisa epistemologicamente a forma de fazer história da língua portuguesa no Brasil pela ótica da Escola dos Anais. Observa as periodizações propostas para a história do português para ver se estão feitas na ótica da História Global ou da História Geral (Foucault, 1987). Propõe uma periodização para a elaboração da história lingüística do Brasil Meridional e escolhe o período de 1750 a 1830 para fazer um estudo de caso demonstrativo de um procedimento serial indiciário (Ginzburg, 1990). Deste período elabora um banco de dados de 5.504 documentos transcritos filologicamente e um pequeno corpus de cartas açorianas, paulistas e lusitanas escritas na região nos séculos 18 e 19. Termina com uma reflexão sobre as conseqüências do uso do conceito de 'português brasileiro'(Pb), amplamente utilizado na elaboração da história da língua no Brasil, em políticas lingüísticas internas e em políticas lingüísticas externas do Brasil. A tese introduz o conceito de 'Política Historiográfica' que insere a escrita da história da(s) língua(s) no campo de interesses da politologia lingüística (Calvet, 2002).