Resumo

Versão para impressão
DISCURSO AVALIADOR DO SUJEITO-PROFESSOR NA...

JULIANA SANTANA CAVALLARI

Orientador(a): Maria José Rodrigues Faria Coracini

Doutorado em Linguística Aplicada - 2005

Nro. chamada: T/UNICAMP - V314d


Resumo:
O Objetivo deste estudo é analisar como o frequente discurso avaliador do sujeito-professor incide na cosntituição identitária do sujeito-aluno, considerando qque é no e pelo olhar do outro ( ou de outros) que o sujeito que é falado constrói sua própria imagem de indenditde. Para tanto, fez-se necessário resgatar os fios que tecem o dizer do professor, atentando para a relação interdiscursiva que provoca efeitos de verdade nesse dizer. Do ponto de vista teórico, a presente pesquisa situa-se na interface entre o análise do discurso de linha francesa, a desconstrução e a psicanálize. O corpus de pesquisa foi coletado em uma escola particular de idiomas, em situações e contextos variados. A análise dos acontecimentos discursivos expôs a heterogeneidade constitutiva dos sujeitos e dos discursos, possibilitando uma maior compreensão da cosntituição identitária dos sujeitos. envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de LI, em especial do sujeito-aluno, a partir de suas representações com o discurso avaliador, o olhar do professor incide no aluno como um julgamento constante e a avaliação formal ou prova acaba funcionando como uma sentença legitimidade e legitimadora desse discurso que, muitas vezes, antecipa o sucesso ou o fracasso do aluno frente ao precesso em questão.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.