HIBRIDISMO CULTURAL E LINGUISTICO NO UNIVERSO ESCOLAR

Orientador(a): Raquel Salek Fiad

Doutorado em Linguística Aplicada - 2005

Nro. chamada: T/UNICAMP - AL64h

Este trabalho tem como proposta uma reflexão sobre a relação sujeito/linguagem e o processo de constituição/construção de identidades, num universo escolar heterogêneo, constituído por deiferenças culturais e lingüísticas e marcado por uma situação de híbridismo, ou seja, por uma coexistência de valores e verdades antagônicos. Esse cenário sociolingüística, constituído por grupos de "minorias" lingüísticas (maiorias tratadas como minorias), atravessdo por uma relação de forças desiguais, com forte cunho ideológico, é perpassado por conflitos no processo de aprendizagem de lingua materna, em conseqüência do confronto/conflito entre variedas lingüísticas (entre uma variedade padrão-pretigiada socialmente, tomada como "legítima ou legitimada", preconizada pela isntituição escolar como referência para um critério de avaliação de desempenho individual do aluno e outras variedades tidas como "não-legítimas", institucionalmente estigmatizadas, "trazidas" por alunos-trabalhadores de curso técinico profissionalizante".