As leituras nos discursos e nas práticas pedagógicas e sua relação com a constituição da identidade de professores.

ANA LUCIA DE CAMPOS ALMEIDA

Orientador(a): Ângela Kleiman

Doutorado em Linguística Aplicada - 2005

Nro. chamada: T/UNICAMP - AL64L

Esta tese focaliza a relação das leituras com a constituição das identidades de cinco professores do ensino médio de uma escola pública em cidade do interior do estado de São Paulo. Investigo suas experiências de letramento em contexto familiar, escolar e/ou funções identitárias da leitura na vida profissional, dentro de seu contexto sócio histórico e cultural. As análises focolaizam as representações que esses sujeitos fazem de si mesmos, das leituras e da profissão e os seus posicionamentos identitários, que estão imbricados no processo interdiscursivo de constituição das identidades. Utilizo uma metodologia qualitativa, sendo a coleta de dados feita através de entrevistas semiestruturadas, inseridas no contexto cultural dos sujeitos, e através de observação participante de cunho etnográfico, realizada no espaço escolar. A fund,entação teórica filia-se aos estudos de letramento, a concepção bakhtinianaas de linguagem/discurso, vinculadas a conceitos da Análise Crítica do Discurso, bem como a concepção de leitura e identidade desenvolvidas por estudos sociológicos e antropológicos.