TAREFAS GERADORAS DE INSUMO E QUALIDADE INTERATIVA NA CONSTR

Orientador(a): José Carlos Paes de Almeida Filho

Doutorado em Linguística Aplicada - 2005

Nro. chamada: T/UNICAMP - B234t

Esta pesquisa tem por objetivo investigar a construção do processo de aquisição de uma LE (inglês) por alunos de nível iniciante de um curso de Letras, dentro de um contexto bastante adverso, processo esse criado a partir de um planejamento temático com foco prioritário no sentido e baseado em tarefas comunicativas. Foi elaborado um material didático que teve como tema um pequeno recorte da história da Inglaterra. O material foi implementado na forma de um curso experimental com a carga horária de 40 horas/aulas e a duração de um semestre letivo (primeiro semestre de 2003) em uma Faculdade Particular do período noturno do interior do estado de São Paulo. Como suporte teórico nos apoiamos nos estudos interacionais de sala de aula (Cazden, 1992; Ellis, 1996), estudos sobre a aquisição de L2 (Ellis, 1992) e em investigações conduzidas sobre as características e potencial das tarefas realizadas por Prabhu, 1987 e Skehan, 1992, entre outros. Do ponto de vista metodológico, nossa pesquisa se pauta pelos parâmetros da pesquisa qualitativa, mais precisamente, da etnografia de sala de aula. Para a coleta de dados utilizamos a gravação em áudio e posterior transcrição de aulas, entrevistas e diários dialogados reflexivos. Os resultados demonstraram que o uso de um planejamento temático como o utilizado e que deu origem a um material e a aulas metodologicamente temáticas e amplamente interativas, produziu ambientes de estudo que favoreceram, no curto espaço de tempo que durou a experiência, um desenvolvimento promissor da competência lingüístico-comunicativa mesmo ocorrendo num ambiente bastante adverso, quando esperaríamos muito pouco, menos do que obtivemos ou demoraria muito para atingir tal competência. Além disso, observamos que maiores oportunidades de interações foram criadas, sendo essas interações mais significativas e relevantes para os alunos e tomando o sentido ao invés da forma como ponto de partida. Os dados mostraram ainda que, o uso de tal planejamento trouxe além dos ganhos de aprendizagem evidenciados, uma configuração positiva do filtro afetivo do alunado participante.