Resumo

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CONSTRUINDO INTERPRETAÇOES PARA ENTRELINHAS

MARIA GORETE NETO

Orientador(a): Marilda do Couto Cavalcanti

Mestrado em Linguística Aplicada - 2005

Nro. chamada: T/UNICAMP - G669c


Resumo:
O objetivo desta dissertação é compreender, no sentido de construir uma das muitas interpretações para a produção escrita, em português como segunda língua, de alguns alunos indígenas. apirapé que vivem no Mato Grosso. Os corpus da pesquisa estáconstiduído de dois tipos de registros. O primeiro é resultado do trabalho desenvolvido pela professora (e autor da dissertação)na escola indígena e da convivência de três anos(1999-2001) como o povo Tapirapé. Do primeiro registros constam escritos em português pelos alunos de 5ª a 8ª séries, planos de aulas de campo. O segundo tipo de registros foi gerado posteriormente à vida na aldeia para complementar os registros do rimeiro tipo e consiste de um diário retrospectivo acompanhado de memos e de vinhetas narrativas. A análise, com inspiração nos prodecimentos da pesquisa(Erickson, 1986), tem como foco principal os textos dos alunos nos quais busco marcas da cosmologia Tapirapé e da construção de identidade étnica. Entendo cosmologia, a partir de Lallemand (1978) e Lopes da Silva (1994), como a visão de mundo de um povo. Taç visão configura-se num conjunto de crenças e conhecimentos, que abarcam elementos dos mundos ordinário e sobrenetural, os quais permitem interpretar acontecimentos e ponderar decisões no cotidiano. Por sua vez, paartindo de Maher (1996), adoto o conceito de identidade étnica com a capacidade que o indígena tem de identificar-se como indígena e como não-indígena o seu interagente

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