PRATICA DE REFLEXAO META DISCURSIVA, A

Orientador(a): Sylvia Bueno Terzi

Doutorado em Linguística Aplicada - 2005

Nro. chamada: T/UNICAMP - C215p

Esta pesquisa em Lingüística Aplicada tem como tema o desenvolvimento de leitura de alunos do sexto período de um curso de licenciatura em Letras de uma faculdade particular do interior paulista. O objetivo é investigar o processo de construção da reflexão metadiscursiva desses sujeitos, com histórico restrito de letramento, em uma situação didática de leitura de textos jornalísticos que privilegiava a co-relação entre a teoria e a análise empírica de textos. A reflexão metadiscursiva implica o reconhecimento dos aspectos lingüístico-discursivos envolvidos na construção dos sentidos dos textos. Os dados, coletados no decorrer do curso ministrado pela professora- pesquisadora, referem-se às respostas a roteiros de leitura de textos jornalísticos e foram analisados a partir de uma abordagem interpretativista de cunho etnográfico. As análises foram baseadas nos fundamentos teórico-metodológicos da Análise Crítica do Discurso e da perspectiva dos estudos etnográficos do letramento. Recorreu-se além disso, à teoria da argumentação, focalizando a persuasão. As descrições das produções dos alunos, ancoraram-se nas teorias da análise enunciativo-discursiva e da Análise Crítica do Discurso. Foram identificadas duas concepções de língua, como representação do mundo e como ação entre sujeitos, além da emergência dos processos de reflexão metadiscursiva em direção a uma postura mais crítica do aluno, pela consciência de que o texto pode abarcar o posicionamento do autor. A conclusão a que chegamos foi que as mudanças na concepção de língua e de texto surgiram como uma conseqüência da reflexão metadiscursiva desenvolvida durante as práticas analíticas de textos. Constatamos, além disso, que a situação de ensino que privilegiou os processos reflexivos foi preponderante para o desenvolvimento de leitura desses sujeitos. A partir dos resultados alcançados, efetuamos uma avaliação das teorias que nos serviram de base teórica e metodológica e apontamos as implicações que decorrem deste trabalho.