Resumo

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Discurso, silenciamento e alteração material no filme Deus e Brasileiro.

ERICH LIE GINACH

Orientador(a): Suzy Maria Lagazzi Rodrigues

Mestrado em Linguística - 2005

Nro. chamada: T/UNICAMP - G43d


Resumo:
Esta pesquisa, tomando como referencial teórico a Análise de Discurso de linha materialista, com o filme Deus é Brasileiro se dispôs a trazer para a prática analítica a materialidade do cinema, tendo como enfoque cenas nas quais é regular a concomitância entre intervenções divinas e alterações fílmicas atravessadas de silenciamentos. Nesses trechos do enredo, Deus entra em contato direto com os humanos, produzindo intervenções de diferentes ordens. As alterações fílmicas aí marcadas se caracterizam por câmera rápida ou lenta, introdução de efeitos visuais e sonoros, supressão de ruídos e preenchimento do espaço sonoro por música. No entanto, distinguem-se no corpus dois recortes, definidos segundo diferentes relações de sentidos inscritas nas cenas: de um lado, com as demonstrações do poder divino diante da insolência dos mortais Taoca e Quinca das Mulas, produz-se um efeito disjuntivo; de outro, as intervenções pacíficas e humanizadas de Deus nas cenas com a moça Madá produzem um efeito conjuntivo. Em ambos os recortes certos sentidos são silenciados, o que se marca na superfície textual sob a forma da suspensão da interlocução dos personagens. Para que se compreendesse a natureza do processo de silenciamento no conjunto de cenas foi preciso remeter as formulações – incluindo as imagens, os gestos, a música, os sons, as palavras – ao interdiscurso ou memória discursiva. Este trabalho mostrou deslizes de sentidos na posição do divino na formação discursiva religiosa.

Palavras-chave: Análise de Discurso, materialidade cinematográfica, alteração fílmica, silenciamento, Discurso Religioso.

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