REPRESENTACOES DO SURDO NA ESCOLA E NA FAMILIA, AS

Orientador(a): Marilda do Couto Cavalcanti

Doutorado em Linguística Aplicada - 2005

Nro. chamada: T/UNICAMP - Si38r

A presente tese aborda a produção das identidades no contexto escolar e focaliza a representação que pais, professores e os próprios alunos surdos fazem da surdez, da língua de sinais e do processo de escolarização dentro do ensino regular. Sendo uma pesquisa de cunho etnográfico, o corpus é proveniente de registros compostos por diário de campo, gravações em vídeo das conversas com os alunos surdos e das atividades realizadas em um programa desenvolvido em um centro de estudos ligado a uma universidade pública do interior do Estado de São Paulo que atende escolares surdos. Além disso, também fazem parte do corpus gravações em áudio das reuniões com professores da rede regular de ensino, das reuniões com os pais dos alunos surdos, – e de textos produzidos pelos alunos surdos no centro de estudos, na escola comum e em casa, além de documentos que nos foram enviados pela escola e pela família. A fundamentação teórica da pesquisa se alicerçou das contribuições da Etnografia Escolar (Erickson, 1988, 1989, Bortoni-Ricardo, 1993 e 2000; Cavalcanti, 1996, 2003; Maher, 1998; Moita-Lopes, 1999, 2002 e 2003) para a geração de registros e também para a análise dos dados. Baseei-me, ainda, em conceitos como ‘representação’ proveniente da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 1995, 1999) e outros conceitos de outras áreas de conhecimento como o de ‘assimilação/resistência’, da Antropologia (De Certeau, 2003), de identidades fragmentadas, provenientes dos Estudos Culturais (Bhabha, 2000, Hall, 2000, Silva, 2001), e da noções de ‘estabelecidos’ e de ‘outsiders’ ligadas à Sociologia (Elias & Scotson, 2000), além do conceito de “normalização”, discutido por Canguilhem (1943/1992) e retomado por Foucault (1975/2000) e seus seguidores. Foram utilizadas ainda para a análise as teorias de letramento comprometidas com a perspectiva histórico-social (Street, 1984 e Barton, 1994).