REPRESENTACOES SOCIAIS DA LEITURA

Orientador(a): Ângela Kleiman

Doutorado em Linguística Aplicada - 2005

Nro. chamada: T/UNICAMP - M27r

Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar as (trans)formações das representações sociais, acerca do texto, da leitura e de seu ensino, de duas professoras da escola fundamental, primeiro e segundo ciclo. Estas transformações seriam decorrência da participação das duas professoras como alunas de um Curso de Especialização em Alfabetização e Linguagem – formação continuada de professores oferecida pela universidade. A metodologia de geração de dados teve como referência o estudo de casos no paradigma da pesquisa qualitativa, através da articulação entre as perspectivas interpretativista e etnográfica. Os dados foram gerados, por meio da observação participante, em duas instâncias discursivas; uma representada pelo ambiente universitário, cenário da formação continuada e, outra, representada pelas salas de aula da escola fundamental, mais especificamente pelas aulas de leitura ministradas pelas professoras sujeitos da pesquisa. A análise dos dados foi pautada nos processos de referenciação dos objetos de discurso nos enunciados das professoras nas suas aulas de leitura, que mostram processos de didatização diferenciados. Essa diferenciação didática pode ser caracterizada por meio do conceito de transposição didática dos conhecimentos divulgados no Curso de Especialização. Esse conceito permite explicar as diferenças nos discursos das professoras: um deles baseado na teorização da palavra, reproduz ‘fielmente’ os novos conhecimentos aprendidos, ao ensinar a leitura para crianças do ensino fundamental e, outro, fundamentado na palavra (trans)formada, através do redimensionamento do conhecimento em função do novo contexto discursivo e dos novos interlocutores.