DISCURSO QUOTIDIANO NO CCA/IEL/UNICAMP

Orientador(a): Edwiges Maria Morato

Mestrado em Linguística - 2004

Nro. chamada: T/UNICAMP - C144d

Este estudo dedica-se à descrição da conversa quotidiana e à análise do discurso quotidiano no Centro de Convivência de Afásicos, localizado no espaço físico do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas. Este trabalho tem como objetivo mostrar que o discurso quotidiano não se apaga frente à afasia, ao contrário, está presente nas atividades desenvolvidas no Programa de Linguagem do CCA, cujos recursos metodológicos (o uso de agenda individual e coletiva, bem como a retomada conjunta do noticiário da semana), contribuem decisivamente na construção tanto de um quotidiano, quanto de um discurso quotidiano do próprio Centro. O CCA é um espaço de interação entre pessoas afásicas e não afásicas que surgiu em 1990, não apenas para dar assistência clínico-terapêutica a sujeitos afásicos a partir de uma abordagem clínica e reabilitadora diferente dos moldes tradicionais, mas também desenvolver atividades de ensino, pesquisa e docência nos estudos entre linguagem, cérebro e cognição. Sirvo-me, na orientação teórica deste trabalho, da concepção enunciativo-discursiva de conversa quotidiana proposta por Mattos (1998:15), segundo a qual a conversa é um ato social materializado pelo discurso enquanto prática social que mantém em funcionamento “as relações interpessoais , isto é, ela não se dá “em vão”, mas para estabelecer, conservar, transformar as relações entre amigos, parentes, fregueses, conhecidos e desconhecidos, etc”. Sendo a conversa quotidiana o lugar de transformações das relações entre sujeitos, ela parece transformar as relações dos sujeitos presentes no espaço discursivo do CCA, numa espécie de comunidade de fala. Essa transformação ocorre através da formação do “common ground”, ou seja, o lugar comum que leva os sujeitos a terem uma identificação enquanto grupo social. No caso do CCA, é provável que o “common ground” seja instituído pelo discurso quotidiano, que é propriamente a prática em comum dos sujeitos no espaço de interação e convivência do Centro.