Resumo

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TERCEIRO ESTADO EM GUIMARAES ROSA, O

SILVANA OLIVEIRA

Orientador(a): Suzi Frankl Sperber

Doutorado em Teoria e História Literária - 2003

Nro. chamada: T/UNICAMP - OL4t


Resumo:
A proposta deste trabalho consiste em apresentar e operacionalizar a categoria do terceiro estado como ferramenta de reflexão para a análise de textos representativos da obra de João Guimarães Rosa. Ao considerar a narrativa numa perspectiva tradicional tenho que o conflito proposto inicialmente como motor do enredo configura-se como o primeiro estado, enquanto a solução do conflito dentro da expectativa criada pelo primeiro estado resultaria no que eu chamarei de segundo estado. Ainda quando o aspecto da composição da narrativa se configura como motor do conflito, num arco metalinguístico, julgo possível acionar as referências a primeiro e segundo estados. Assim, o terceiro estado compõem com o primeiro e o segundo um triângulo circular, a partir do qual o conflito inicial se desestabeliza de tal forma que a solução/desfecho é re-alocada, ou seja, há uma subversão de expectativa e, na forma e no conteúdo, o texto presentifica o conflito. Nessa perspectiva, retorno as considerações de Gilles Deleuze sobre o rizoma e o dualismo atual/virtual, compreendendo que o terceiro estado se apresenta como uma solução rizomática, pois ele implica uma liberação de devires, o que acaba por subverter certas linhas duras, estabelecendo picadas (veredas) inéditas, imprevisíveis, capazes de reverter a expectativa que o enredo possa construir em princípio. Em paralelo às reflexões sobre os conceitos de rizoma e atual/virtual, procuro relacionar o terceiro estado à tradição do fantástico a partir do caráter reflexivo que as narrativas fantásticas propõem ao confrontarem a personagem com um fenômeno que não é passível de domínio a partir, somente, de uma ação racional. Na referência ao fantástico tradicional interessa, sobretudo, a idéia de encontro fantástico, ou seja, o que se dá entre a personagem e o fenômeno e possibilita o acontecimento no conto.

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