Resumo

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IDENTIDADE ETICA E LINGUAGEM

SANDRA HELENA DIAS DE MELO

Orientador(a): Kanavillil Rajagopalan

Doutorado em Linguística - 2005

Nro. chamada: T/UNICAMP - M491i


Resumo:
Com o objetivo de investigar os “valores”, “opiniões” e “conceitos” evidenciados e constituídos na e sobre a linguagem, este trabalho pretendeu ser uma pequena contribuição àqueles interessados nas discussões sobre identidade, ética e linguagem na imprensa. Partindo do pressuposto de que a língua oferece um leque de possibilidades interpretativas e de que a identidade não é encontrada in natura, fundamentei minha reflexão sob o entendimento de língua como performativa e ao mesmo tempo constitutiva do discurso da história. Para refletir sobre a relação criada entre linguagem e ética na imprensa, a partir do construto que a identifica como “neutra”, recorri aos estudos de discurso, política e identidade da análise crítica do discurso. O levantamento do que se considera “bom” ou “ruim” no comportamento da linguagem e da imprensa foi feito a partir da análise de três manuais de redação e estilo de jornais brasileiros. Além desses aparelhos de referência para a “boa” imprensa, foram analisados textos jornalísticos e livros técnicos, em especial, aqueles que trazem um discurso sobre linguagem e imprensa. A tese central de que a linguagem é performativa e não informativa, como quer a imprensa, mobilizou uma discussão sobre a representação política que é feita pelos manuais, através da apresentação/divulgação da redação e do estilo jornalísticos, bem como dos procedimentos utilizados pelo profissional da imprensa. A representação, como um modo de agir sobre a construção das identidades, revela a modelização, que é lançada pela imprensa para sua linguagem e seu procedimento técnico, a qual produzirá, nas/pelas práticas discursivas hegemônicas do jornalismo, a “estreita ligação” entre ética e linguagem informativa e neutra na imprensa. Como aqui nada é conclusivo, pelo menos, no que tange a uma decisão eficientemente não vacilante para estudos posteriores, as discussões trazidas nesta investigação pretendem servir de sugestões para a reflexão ou desarrumação de alguns conceitos muito bem definidos no discurso sobre linguagem e jornalismo. Por fim, é preciso dizer que, se esta investigação servir para acautelar as pessoas envolvidas na promessa de Como Fazer um Bom Jornalismo com Palavras, o ato de fala aqui empreendido já terá sido feliz.

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