Resumo

Versão para impressão
PROCESSO DE REFLEXAO SOBRE AVALIACAOEM LINGUA ESTRANGEIRA

LUIS OTAVIO BATISTA

Orientador(a): Matilde Virginia Ricardi Scaramucci

Mestrado em Linguística Aplicada - 2004

Nro. chamada: T/UNICAMP - B32p


Resumo:
O cenário para o desenvolvimento desta pesquisa colaborativa foi um curso reflexivo baseado numa epistemologia da prática (Schon, 1983), cujo foco principal era a avaliação em Língua Estrangeira. Entretanto, dada a relação existente entre ensino e avaliação, os seguintes elementos foram tratados: planejamento, material didático e método. Também foi abordado neste estudo, o papel desempenhado pelo professor formador neste contexto. A base teórica baseou-se em Dewey, 1933; Schon, 1983; Nóvoa, 1995; Vieira Abrahão, 2000/2001; Gimenez, 1998, entre outros. Em relação à avaliação, este estudo baseou-se em Scaramucci, 1993, 1995, 1997; Hoffmann, 1993; Rolim, 1998, entre outros. Para alcançar o objetivo proposto foram utilizados os seguintes instrumentos: diários, sessões reflexivas, entrevistas, questionários e diário do professor. Os resultados mostraram que os professores desenvolveram um processo reflexivo a partir de três elementos: crenças sobre os processos de ensino/aprendizagem e avaliação, experiência enquanto aprendizes e profissionais da área de línguas e conhecimento adquirido no curso. Em relação ao papel do professor-formador, os resultados evidenciaram sua importância num contexto de formação, pois também ele tem que refletir sobre sua própria prática enquanto formador.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.