Resumo

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CENARIO MULTILINGUE/MULTIDIALETAL/MULTICULTURAL DE...

MARIA ELENA PIRES SANTOS

Orientador(a): Marilda do Couto Cavalcanti

Doutorado em Linguística Aplicada - 2004

Nro. chamada: T/UNICAMP - Sa59c


Resumo:
O objetivo da presente pesquisa, de cunho interpretativista (cf. Duranti, 1998; Ely, 1991; Agar, 1980/1996), foi investigar, nas práticas discursivas, a construção e (in)visibilização das identidades "brasiguais", em que se buscou responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como são construídas e como são (in)visibilizadas as identidades "brasiguaias"no contexto escolar e no contexto social mais amplo? O aporte teórico se fundamental nas contribuições da Etnografia Escolar (cf. Erickson, 1985, 1988; 1989; Heller, 2000; Bortoni-Ricardo, 1993, 1999; Cavalcanti, 1996, 2003; Maher, 1998; Kleiman, 1998; Moita Lopes, 1999, 2002, 2003) para a geração de registros e também para a realização da análise, somada à Sociolingüística Internacional ampliada (cf. Heller, 1996, 1999b, 2000) de forma a permitir a inclusão de elementos a Análise Crítica do Discurso (cf. Fairclough, 1992, 1995a, 1995b), além de contribuições de outras áreas do conhecimento, como Antropologia (De Certeau, 2001), Filosofia (Morin, 1994 a, 1994b; Deleuze, 1992), Estudos Culturais (Bhabha, 1990, 1992, 2000, 2001) e Sociologia (Elias & Scotson, 2000). A análise evidenciou duas construções das identidades "brasiguaias": 1. Uma tendência essencialista; 2. Identidades fragmentadas. 1. A construção de uma identidade com tendência essencialistas, que procura estabelecer para o grupo características inerentes, partilhadas e permanentes, dando a idéia de homogeneidade e contribuindo para a formação de um estereótipo. O resultado é a instalação do preconceito e a estigmatização do "brasiguaio" pela sociedade envolvente. Esta é uma construção filtrada por alguns olhares alheios, isto é, pela mídia impressa e on-line e pelos olhares da escola. Embora esses olhares tenham uma tendência essencialista, a análise desvela a complexidade, a fluidez, a mutação na aparente permanência. É importante ressaltar também que a escola em que foi desenvolvida a presente pesquisa tem buscado desenvolver práticas que se aproximam de uma proposta pedagógica culturalmente sensível, fazendo um movimento de distanciamento dessa identidade essencialista. Portanto, há que se reconhecer também à complexidade e as contradições presentes no cotidiano escolar. 2. Identidades não-essencialistas (cf. Moita Lopes, 1999, 2002, 2003; Cavalcanti, 2003; Sugnorini, 1998 a, 1998b; Maher, 1998; Bhabha, 2000; Sarup, 1996) isto é, fragmentadas, complexas, mutáveis e sempre em fluxo, filtradas pelas narrativas (cf. Sarup, 1996; Moita Lopes, 1999, 2002, 2003; Wortham, 2001) dos próprios "brasiguaios" que apontam para uma constante (re)significação e (re)construção de novas subjetividades, eternos devires. A visibilização das identidades "brasiguaias", ressaltada pela construção de uma identidade uma, se evidencia no contexto escolar principalmente pela linguagem. Como os alunos "brasiguaios" da escola em foco são em sua maioria descendentes de alemães e/ou italianos, têm como língua materna o português e/ou alemão/italiano, foram alfabetizados no Paraguai em espanhol, fazendo parte do programa escolar também a língua guarani, ao chegarem na escola brasileira encontram dificuldades com a língua portuguesa padrão escrita. Assim, para se invisibilizarem, buscam justamente apagar a sua linguagem híbrida e se identificarem com o grupo de maior prestígio, os "estabelecidos" da comunidade escolar e do entorno social. Embora a escola seja acolhedora em relação a estes alunos e aos demais, a busca de uma visibilização evidencia a crença no mito do monolingüismo e, conseqüentemente, na negação, ainda, da situação multilíngue/multidialetal/multicultural do Brasil.



Palavras-chave: Identidade; Ensino; Bilingüismo

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