Resumo: Esta Dissertação de Mestrado trata do estudo da atribuição de sentido, em situações discursivas vivenciadas no Centro de Convivência de Afásicos (CCA/IEL/FCM-UNICAMP), a processos de significação verbais e não verbais dos sujeitos afásicos envolvidos em episódios interativos, de que participam afásicos e não afásicos. Trata-se de um estudo que toma o sujeito afásico como um sujeito pragmático, ou seja, falante de uma língua natural que partilha uma série de pressupostos com os demais sujeitos que compõem uma comunidade lingüística/discursiva (Maingueneau, 1989), a despeito do fato de ter, abruptamente, a linguagem afetada pela afasia. Esta pesquisa analisa o trabalho lingüístico-cognitivo produzido/interpretado pelos sujeitos participantes desse grupo. Tem-se como hipótese que afásicos e não afásicos - que convivem sistematicamente - partilham de conhecimentos mútuos (verbais e não verbais), dos quais lançam mão para a determinação do intuito discursivo , em situações interativas, o que abre ao sujeito afásico a possibilidade de compreender e se fazer compreender, condição para se manter como sujeito da e na linguagem.