Resumo

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SURDEZ, BILINGUISMO E INCLUSAO

MARIA DO SOCORRO CORREIA LIMA

Orientador(a): Maria Laura Trindade Mayrink Sabinson

Doutorado em Linguística Aplicada - 2004

Nro. chamada: T/UNICAMP - L628s


Resumo:
O eixo central da discussão surgiu da necessidade de dirigir o olhar ao cénario que compõe o contexto escolar para analisar a chamada prática de bilinguismo do surdo que tem sido implantada, em escolas da rede pública, que trabalham com a proposta de inclusão. O presente estudo, de natureza etnográfica, foi conduzido em duas escolas com dezenove alunos surdos profundos, dentre os quais oito (8) estavam matriculados na primeira escola e onze (11) na segunda. Todos os alunos eram pertencentes à classe sócio- econômica baixa. Para a configuração desta pesquisa, optei, como referencial teórico, pela vertente sócio-histórica, na qual procuro elementos norteadores para circunscrever a temática deste estudo. Os dados apresentados, nesta pesquisa, foram coletados em dois momentos distintos: na primeira escola, a coleta foi iniciada no segundo semestre de 2000, durante o período de 18/08/00 à 30/11/00, Já na segunda escola, teve início em junho e se estendeu até dezembro de 2001. Foram utilizados como recursos metodológicos os seguintes: observação em salas de aula (regular e de apoio); registro através de video-tape de algumas atividades desenvolvidas pelos alunos surdos com as professoras ouvintes, os colegas ( ouvintes e/ou surdos) e o instrutor surdo; questionário aberto aplicado às professoras e ao instrutor surdo, com o intuito de coletar informações sobre suas visões de inclusão, educação bilíngue e de aluno surdo; algumas atividades escolares, realizadas pelos surdos; Investigação de dados em prontuários da escola; diário de notas de campo; entrvista semi-estruturada com a pedagoga responsável pela orientação prestada aos professores envolvidos com o trabalho pedagógico na escola; entrevista semi-estruturada com uma professora do ensino regular. As observações/filmagens realizam-se tanto na sala de aula de apoio como na sala de aula regular ( Ensino fundamental). As observações e as filmagens priorizaram três tipos de situações interativas nas escolas: 1) Instrutor surdo e aluno surdo; 2) Professora ouvinte, aluno surdo e alunos ouvintes 3) Professora ouvinte, instrutor surdo e aluno surdo. Procuro, nesta pesquisa, problematizar as tensões instauradas na educação de surdos para, a seguir, analisar a situação de bilinguismo que há (ou não) nas escolas investigadas. É portanto, desse contexto e dessa prática escolares, que me proponho a tecer algumas reflexões sobre a chamada educação bilíngue para alunos surdos que está sendo implementada, em especial, na escola qualificada como inclusiva.

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