Resumo: Neste trabalho , seguindo a abordagem proposta por Maingeneau (1984), analisamos o discurso de duas revistas - Catolicismo (porta-voz da TFP) e Caros Amigos ( revista comprometida com a esquerda) - sobre o Fórum Social Mundial (FSM). Analisamos especialmente os discursos construídos sobre o lema do FSM ( "Um outro mundo possível "), procurando explicitar alguns dos traços semânticos que definem o discurso da FTP e o discurso das esquerdas no Brasil. Através da analise de enunciados contidos nas matérias das referidas revistas , mostramos como se organiza o conflito entre esses dois discursos. A revista Caros Amigos da voz aos organizadores e participantes do FSM, e a revista Catolicismo vai ler FSM segundo sua semântica, resultando disso uma leitura em orma de simulacro do discurso do FSM. A analise que foi desenvolvida mostrou como se constrói o discurso do FSM. Ficou claro que, como propõe Maingueneau em Geneses du discours (1984), um discurso nasce de um trabalho sobre outro discurso : no caso , o FSM se define a partir da negação do que representa o FEM. Em seguida , explicou-se a interação semântica entre os discursos como um processo de interincompreensão regrada, ainda no sentido de MAingueneau (1984), através da orma como o TFP le o discurso de FSM: em especial, qualquer proposta do FSM de mais igualdade e lida pela FTP- que tem com traços principais a hierarquia a desigualdade harmônica - como "comunismo escamoteado". Por fim , esse trabalho mostrou a validade de outra hipótese exposta em Genese du discours (1984) : que uma semântica global rege os discursos que se materializam em vários gêneros e em vários sistemas semióticos. A analise mostrou que a identidade de um discurso não e somente uma questão de vocabulário ou de proposições , mas que depende de uma coerência global que integra suas múltiplas dimensões textuais
Palavras-chave: Interdiscurso, Semântica Global , Fórum Social Mundial (FSM ), Tradição, família e propriedade (TFP).