Resumo: Baseada em um trabalho desenvolvido com meninos e meninas de rua de Campinas, nesta dissertação, apresento um levantamento da relação que este grupo mantém com a modalidade escrita da língua. O material que compõe o corpus aqui analisado foi coletado no decorrer de dois anos e meio de atividades realizadas entre o grupo Mano a Mano e os meninos de rua. São vinte e seis desenhos que trazem consigo produções escritas. No final da dissertação será apresentada uma análise deste material baseada em fundamentos teóricos que serão expostos previamente. A questão central que será enfocada aqui diz respeito às marcas de subjetividade presentes na escrita dos meninos. O pano de fundo da detecção destas marcas será a verificação da circulação do escrevente por fatos mais ligados à gênese da escrita ou por fatos mais ligados a processos de institucionalização da escrita. Desta maneira, será possível ter uma idéia dos variados graus de letramento que os meninos apresentam. Além disso, será possível apresentar alternativas para incrementar o trabalho realizado com os meninos, tentando oferecer a eles instrumentos para que possam se apropriar da escrita de maneira mais efetiva
Palavras-chave: Crianças , Letramento , Escrita , Desenho , Subjetividade