Resumo

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GRAMATICA NO TEXTO INJUNTIVO: INVESTIGANDO O IMPACTO DOS PCN

WAGNER RODRIGUES SILVA

Orientador(a): Inês Signorini

Mestrado em Linguística - 2003

Nro. chamada: T/UNICAMP - Si38g


Resumo:
Tomando as diretrizes para o ensino da gramática propostas pelo PCN como eixo norteador da investigação realizada nesta dissertação, desenvolvemos uma análise crítica das orientações dadas ao ensino gramatical na escola de Ensino Fundamental II. Nessa perspectiva, utilizando-nos das metodologias de pesquisa de análise bibliográfica e de análise documental, revisamos e discutimos as principais concepções de gramática e de atividade de uso da língua apresentadas em trabalhos acadêmicos produzidos no âmbito dos estudos da linguagem durante os anos 80 e 90 que antecederam o PCN. As orientações para o ensino da gramática apresentadas nesse documento e a operacionalização das mesmas em livros didáticos também são em alva da investigação desenvolvida. Na analise dos PCN, procuramos investigar as implicações da assunção das noções de texto, gênero e letramento para a abordagem gramatical explicitada. As atividades gramaticais apresentadas nos livros didáticos a partir de textos injuntivos que realizam diferentes gêneros são selecionados como atividades representativas do trabalho escolar com gramática operacionalizado nas três coleções de livro didático selecionadas. Ainda tomando as orientações dos PCN como eixo norteador da investigação, no ultimo momento desta dissertação, discretizamos algumas marcas gramaticais recorrentes em textos injuntivos do gênero de uso que poderiam ser produtivamente enfocadas no ensino da gramática. Para a analise documental desses textos injuntivos, inteiramos que foram selecionados as instruções de uso de 70 rótulos de diferentes produtos. Na pesquisa realizada, observamos que os trabalhos sobre gramática produzidos no âmbito dos estudos da linguagem apresentam deferentes concepções de gramática em defesa de dessemelhantes objetivos para o ensino da língua materna. Essa diversidade teórica provisória, característica da atividade cientifica, é refletida nas orientações referentes ao ensino de gramática propostas pelo PCN, pois o documento pode ser caracterizado como um amalgama ou um mosaico de abordagens teóricas, ainda que um enfoque gramatical descritivo de cunho funcional perpasse implicitamente toda a proposta. A abordagem gramatical nos livros didáticos analisados também é uma representação autentica da característica processual ou dinâmica das pesquisas desenvolvidas sobre o assunto, haja vista que, apesar da explicitação da assunção da abordagem gramatical funcional a partir de textos de diferentes gêneros no manual do professor das coleções, as atividades gramaticais propostas evidenciam a diversidade de abordagem teórica configuradora dos trabalhos produzidos sobre o ensino de gramática. Em oposição ao enfoque prescritivo de inspiração na gramática normativa subjacentes às atividades gramaticais operacionalizadas nos livros didáticos e que foi enfaticamente criticado nos PCN, o exame das instruções de uso a partir das regularidades lingüísticas, por nós denominados de marcas gramaticais, responsáveis por diferentes subfunções semiotizadas no texto do gênero, é uma alternativa possível para o ensino produtivo de gramática. Nesse sentido, o gênero de texto funciona com um enquadre sócio-histórico motivador dos usos dos elementos lingüísticos, podendo desestabilizar inclusive algumas orientações normativas da gramática tradicional.






Palavras-chave: gênero, gramática, letramento, livro didático, texto.

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