Resumo

Versão para impressão
INCLUSAO SOCIAL E DIGITAL: O USO DA INTERNET COMO...

PAULA BARBOSA PUDO

Orientador(a): John Robert Schmitz

Mestrado em Linguística Aplicada - 2003

Nro. chamada: T/UNICAMP - P962i


Resumo:
Esta pesquisa analisou a possibilidade de aquisição de LE a partir de uma experiência pedagógica realizada em dois contextos distintos, embora complementares entre si - o presencial e o virtual. Os sujeitos envolvidos nesta pesquisa, oriundos do ensino público, faziam parte de um cursinho pré-vestibular comunitário, oferecido pela Ong Educafro, cujo público-alvo é caracterizado por pessoas de baixo poder aquisitivo. Durante 10 semanas foi realizado um curso de Língua Inglesa voltado para situações de uso da língua, por meio de interações em grupo, a fim de atender as solicitações dos sujeitos da pesquisa, cuja preocupação maior estava centrada na aquisição de fluência para se inserirem no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, poderem prestar vestibulares em universidades públicas. A partir das crenças destes alunos, abrimos a discussão sobre a inclusão social via mercado de trabalho, e sobre a necessidade de uma educação de melhor qualidade. Diante dos dados obtidos, pudemos realizar uma análise de ambos os contextos - virtual e presencial - abordando vários aspectos como a interlíngua, a competência estratégica, a interação social, envolvimento emocional, dentre outros itens de grande relevância. Em suma, podemos concluir que o uso da Internet como complemento da aula presencial de LE pode representar um novo espaço para que o aluno possa desenvolver e aprimorar suas potencialidades, aproximando mais professor e aluno, proporcionando-lhe maior contato com a língua alvo, suprindo uma lacuna de tempo que anteriormente existia.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.