Resumo

Versão para impressão
INTERACAO EM SALA DE AULA BILINGUE...

ERICA MAURA DIAS MARTINS SOARES

Orientador(a): Eunice Ribeiro Henriques

Mestrado em Linguística - 2004

Nro. chamada: T/UNICAMP - So11i


Resumo:
O objetivo desta pesquisa é analisar a interação entre crianças de 6 a 7 anos em sala de aula bilíngüe (inglês/português). Os dados foram coletados em áudio (quatro gravações mensais, de um hora cada, por quatro meses consecutivos). Os sujeitos pertencem a dois tipos de família: (1) monolíngüe e (2) bilíngüe. A hipótese inicial (o desempenho do segundo grupo seria superior ao do primeiro) verificou-se, no entanto, uma nova situação de aprendizagem, em "semi-imersão", que possui características semelhantes e divergentes em relação a aquisição/aprendizagem de língua estrangeira (LE), de Segunda língua (L2) e de aquisição bilíngüe (AB). Tanto as semelhanças quanto aos contrastes se explicam através dos seguintes fatores: (a) a aquisição da língua-alvo se dá em situação formal (=LE;# L2 e AB); (b) a língua-alvo é usada para a comunicação (=L2 e AB; # LE); (c) os aprendizes ainda se encontram em processo de aquisição de linguagem (=AB; # LE). Os resultados mostram que, em situação de semi-imersão, os aprendizes alternam códigos ("code-switching") e misturam as línguas ("language mix")- duas estratégias convencionais usadas do início ao fim. Com relação ao "input", deve-se ressaltar que o falante mais proficiente com o qual interagem, na sala, é professora (T), uma brasileira, que fala uma intelíngua. Mesmo assim, por ser professora, ela tende a corrigir as crianças insistentemente. No entanto, por ser comunicativa e acolhedora, interage com elas de forma amigável. Elas, por sua vez, fazem o que têm que fazer sem prestar muito atenção ao seu monitoramento. O foco da análise recai sobre fatores lingüísticos ("input"; forma/função; e estratégias conversacionais), presentes nessas interações. Dois fatores extra-lingüísticos, relacionados a esses, são levados em conta: o contexto escolar e os desenhos que as crianças fizeram de si mesmas: um no Brasil e o outro nos Estados Unidos.




Palavras-chave: Educação bilíngüe, Bilingüismo em crianças, Sala de aula bilíngüe - Interação.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.