Resumo

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INTERCALACAO, (META) ENUNCIACAO E AUTORIA: UMA ANALISE TEXTU

JULIENE DA SILVA BARROS

Orientador(a): Sírio Possenti

Doutorado em Linguística - 2004

Nro. chamada: T/UNICAMP - B278i


Resumo:
Esta tese parte de uma busca de re-interpretação das intercalações como um fenômeno textual-discursivo e culmina com a proposta de um espaço de trabalho nas fronteiras que separam/juntam a Lingüística Textual e a Análise do Discurso. A reorientação teórica da compreensão deste fenômeno justifica-se por não haver ainda um tratamento satisfatório, o que se explica, a meu ver, por duas razões: apesar dos avanços das abordagens enunciativas, permanecem alguns resquícios da visão fragmentária e dispersiva que perpassa os estudos não-enunciativos das intercalações; o recorte teórico efetuado pelos estudos de texto e de discurso faz com que as análises direcionem-se, respectivamente, à face textual ou discursiva das intercalações, de modo a não haver um olhar para as duas faces ao mesmo tempo. Para re-orientar essa visão e propor uma análise do fenômeno levando em conta sua natureza textual-discursiva, trabalho no interior de uma perspectiva em que textualidade e discursividade são tratadas sob um mesmo enfoque. Desta perspectiva dúplice, mobilizo o conceito de metaenunciação - para analisar o processo de materialização das intercalações; e o conceito de autoria - para explicar o trabalho do sujeito neste espaço ambíguo. Mas as intercalações não apenas se amoldam a esses conceitos; dialogam com eles. O instrumental teórico trazido para a análise, ao mesmo tempo em que permite melhor compreender o fenômeno, também se presta à análise: o objeto ajuda a explicar os conceitos mobilizados para explicá-lo. Assim, procedo a uma reconsideração da metaenunciação, onde destaco a textualização do intradiscurso e não apenas a descrição das formas de interdiscurso; e da autoria, pois, ao inserir-se numa perspectiva de renovação deste conceito, a análise acrescenta elementos, tornando-o mais precioso. Enfim, a configuração de um espaço de trabalho ambíguo para explicar as intercalações reafirma a pertinência de análises que concebem o entrecruzamento dos conceitos de texto e discurso, e permite, como conseqüência da análise, prescrutar a constituição de um outro objeto, o texto-discurso (num sentido específico de discurso), alçando a questão ao domínio da epistemologia. Uma reflexão que é fruto de um exercício dialógico - entre dado e teoria, pesquisador e objeto e pontos de vista diferentes - ao configurar-se, permite levar além o gesto que a constitui, tornando-se, ela mesma, um espaço para a discussão - um convite ao diálogo.

Palavras-chave: Intercalação, metaenunciação; autoria; texto-discurso; interface-teórica.

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