Resumo

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ABORDAGEM COMUNICATIVA INTERCULTURAL (ACIN): UMA PROPOSTA...

EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS

Orientador(a): José Carlos Paes de Almeida Filho

Doutorado em Linguística Aplicada - 2004

Nro. chamada: T/UNICAMP - Sa59a


Resumo:
Neste trabalho buscamos traçar as linhas teóricas e definições metodológicas de uma abordagem para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras ou segundas línguas, a qual denominamos Abordagem Comunicativa Intercultural (ACIN). A abordagem em questão, em suas diferentes etapas, funcionou como a "força potencial" que orientou as experiências de ensinar e aprender a língua-cultura brasileira a partir do diálogo de culturas. Para a construção do nosso referencial teórico, assim como para a realização do trabalho de investigação empírica, partimos de uma pergunta inicial de pesquisa, a qual pode, de maneira geral, ser assim resumida: "Como professor e alunos se posicionam quanto à(s) sua(s) cultura(s) e à(s) cultura(s) do outro em sala de aula de LE/L2 através do trabalho com uma abordagem de ensino e com um material didático que se querem comunicativos e sensíveis às culturas dos participantes do processo de aprendizagem?". Para cumprir com os objetivos que traçamos para o desenvolvimento do estudo, começamos por discutir a idéia de cultura, em algumas de suas vertentes teóricas, para depois elaborarmos a idéia de cultura que nortearia o nosso estudo. A partir da compreensão da concepção de cultura que tomamos como referência, refletimos sobre a relação língua/cultura e sua relevância para a área da pedagogia de línguas, apresentando os trabalhos de alguns teóricos e pesquisadores que desenvolveram pesquisas e/ou propostas de abordagem, planejamentos ou materiais didáticos de acordo com essa perspectiva, dentro e fora do Brasil. Em seguida, definimos a Abordagem Comunicativa Intercultural (ACIN) e suas diferentes características, como as concepções de língua/linguagem, de ensinar e aprender e dos papéis de professores e alunos que subjazem à sua construção, assim como as definições dos materiais didáticos e do processo de avaliação de aprendizagem elaborados de acordo com essa orientação. A partir deste construto teórico e metodológico, planejamos a realização de um curso de português para falantes de espanhol, no qual foi posta em funcionamento a abordagem de ensino proposta, assim como o material didático elaborado para este fim. Considerando os dados gerados, pudemos perceber que, ao nos posicionarmos como sujeitos culturais, levando cada um as suas experiências e vivências para a sala de aula, as suas diferentes identidades, encontramos a satisfação de poder aprender a partir do que sabemos e também a partir da experiência do outro. As identidades ali em jogo, e seus diferentes modos de configuração, atuaram em variadas direções, ora confluindo, ora se distanciado, mas atuando para "somar", para trazer o novo e, sobretudo, para a construção de um terceiro espaço, um terceiro lugar formado pela interseção das experiências de todos, de identidades individuais que se abrem para transformarem-se em identidades em interação.

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