Resumo

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PROFESSOR E A ESCRITA: ENTRE PRATICAS E REPRESENTACOES, O

CARMI FERRAZ SANTOS

Orientador(a): Raquel Salek Fiad

Doutorado em Linguística Aplicada - 2004

Nro. chamada: T/UNICAMP - Sa59p


Resumo:
O presente trabalho se propõe a refletir sobre as representações que o professor tem da escrita e seu ensino, verificando qual o impacto das novas teorias sobre a escrita nestas representações construídas por ele. Considerando que as representações são mediadas pela linguagem e que a apreensão destas representações se dá fundamentalmente através dos discursos que as corporificam, utilizamos como procedimento metodológico a perspectiva dos depoimentos orais de vida de seis professoras que atuam na Região Metropolitana do Recife. Nesta investigação, utilizamos como suporte teórico o conceito de representação social tal qual desenvolvido pelo pesquisador Serge Moscovici e seus colaboradores, bem como as teorias da linguagem e as diferentes concepções de língua e texto produzidas no interior da Linguística. Levando em conta que a relação com todo objeto de conhecimento não se dá num vazio, antes encontra-se ancorada em uma dada realidade social, buscamos aproximar essa pesquisa dos estudos atuais sobre o letramento. A análise dos dados nos mostrou que, num movimento de tentativa de incorporação de uma nova prática, o professor se apropria de práticas e conceitos a partir de uma dinâmica em que novo e antigo se entrecruzam na busca pela compreensão de fenômenos antes desconhecidos. Embora os relatos das professoras entrevistadas nessa pesquisa tenham revelado a reprodução de antigas práticas de ensino, eles também revelaram atos dessas docentes que demonstram a preocupação e tentativa de elas mesmas introduzirem outras práticas que apontam para a direção de uma outra representação do ato de escrever e de ensinar a escrever.

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