Resumo

Versão para impressão
ENTRE O SIM E O NAO, A PERMANENCIA: O DISCURSO DO ...

MARINALVA VIEIRA BARBOSA

Orientador(a): João Wanderley Geraldi

Mestrado em Linguística - 2004

Nro. chamada: T/UNICAMP - B234e


Resumo:
Este trabalho objetiva investigar as representações que o graduando em Letras apresenta sobre a linguagem e o seu ensino. Teoricamente, está inserido na área de análise do discurso, especificamente nas concepções de M. Bakhtin sobre sujeito, linguagem e história, as quais, aliadas às teorias sobre Representações Sociais, desenvolvidas por Serge Moscovici e Denise Jodelet, compõem a base de sustentação das análises. O estudo desenvolve-se em torno do discurso de alunos que, no momento de realização da pesquisa, estavam no último ano do curso de Letras em quatro instituições de ensino superior localizados nas regiões Sudeste e Norte. A articulação entre as abordagens teóricas mencionadas permite-nos explicar como as representações sobre a linguagem e o seu ensino e sobre os saberes considerados necessários ao professor de língua materna - construído em discursos que circulam tanto nos contextos escolar e universitário quanto fora deles, no meio social mais amplo - são importantes na elaboração do discurso do graduando. Este, ao construir o seu dizer com base em uma multiplicidade d dizeres sobre a linguagem, permite verificar que a sua produção discursiva é submetida às coerções e regras sociais e, principalmente, como estas são definidoras, como estas são definidoras das leituras e das interpretações que o sujeito/aluno faz do lugar que deve ocupar como professor de língua materna.


Palavras-chave: discurso; representações sociais; graduando em Letras; ensino de língua materna

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.