Resumo

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ESTUDO SOBRE ARTE VERBAL: DA PERFORMANCE DO CORDEL DO FOGO E

JORGE FRANCA DE FARIAS JUNIOR

Orientador(a): Anna Christina Bentes da Silva

Mestrado em Linguística - 2004

Nro. chamada: T/UNICAMP - F225e


Resumo:
Esta dissertação tem por objetivo, a partir da perspectiva sociolingüística, proceder a um estudo sobre a arte verbal do grupo "Cordel do Fogo Encantado" (CFE), da cidade de Arcoverde,no Sertão do Moxotó, em Pernambuco. Para tanto, assumo a perspectiva teórica de Bauman e Sherzer (1974) e Bauman (1977) que concebem a arte verbal como uma manifestação que apresenta uma visão integrativa da tradição e que faz uso da linguagem de uma forma especial, privilegiando suas dimensões: estética, social e cultural. Assim, procedi a uma investigação etnográfica sobre as performances (gravadas em vídeo e observadas in loco) e sobre a produção textual (letras de música, poesias recitadas ou musicalizadas, canções populares e tradicionais etc.) do grupo cênico-musical CFE. Postulo que este grupo se constitui, ao se apropriar de elementos simbólicos (gestualidade, musicalidade, poesia etc.) dos grupos tradicionais populares da região de onde ele provém (o grupo Raízes de Arcoverde, a comunidade de caraíbas, a comunidade indígena Xucuru e a comunidade do Alto da Conceição) como um intérprete/tradutor de uma dimensão sócio-cultural, a saber, aquela das crenças, dos mitos, dos ritos etc., do cotidiano do nordestino, de um modo geral e, mais especificamente, do sertanejo do Moxotó. Isto possibilita a observação da emergência de um ethos da cultura popular dessa região. Para discutir as várias questões que foram surgindo em torno do estudo sobre a arte verbal a partir das performances do CFE, dividi esta dissertação em duas partes. Na primeira parte, que se subdivide em dois capítulos, contextualizo o objeto de pesquisa desse estudo. A partir dos depoimentos do próprio grupo, apresento um histórico do CFE, a natureza e os objetivos do trabalho do grupo e a forma como concebem a sua relação com os grupos populares. Para verificar essa relação de proximidade do CFE com o seu meio sócio-cultural, exponho e comento alguns depoimentos do próprio grupo e de alguns especialistas entrevistados. Ainda nessa primeira parte, desenvolvo um breve histórico sobre o conceito de performance, conceito este que é constitutivo da compreensão do fenômeno da arte verbal, procurando discutir questões relevantes, tais como: a performance como uma prática que se realiza no campo da arte, a improvisação na performance, a autoria da performance, a conceitualização de performer e a relação do performer com a audiência. A segunda parte dessa dissertação é composta por dois capítulos nos quais apresento uma discussão mais específica sobre a caracterização da performance a partir de seis recursos da linguagem indicados no estudo de Bauman (1977), e discorro sobre a possibilidade de os recursos constitutivos da performance do grupo contribuírem para a construção de um ethos. Além disso, analiso as performances em vídeo do grupo CFE em uma apresentação em 1998. Para tanto, verifico os seguintes elementos: (i) crenças; (ii) ícones (personagens); (iii) problemas do sertão; (iv) rituais/ritos; e (v) ditos populares etc., do contexto da região Nordeste, de um modo geral, e mais especificamente, do contexto do sertanejo da região do Moxotó, em Pernambuco. Também observo, em termos lingüísticos, marcas da variedade não-padrão e marcas da variedade regional. Por fim, apresento as conclusões do trabalho. A metodologia utilizada se constituiu pelos seguintes passos: i) assistir a apresentações a fim de analisar a performance do grupo do CFE; ii) observar e entrevistar os grupos citados nas letras das músicas em seus lugares de origem: Recife, Arcoverde e Pesqueira; iii) recolher material histórico que serviu de base para as composições do grupo; e, iv) entrevistar o grupo que é objeto desse estudo. Os dados do corpus podem ser descritos da seguinte forma: (i) as performances observadas em vídeo; (ii) as entrevistas feitas diretamente com informantes e outras coletadas da internet e; (iii) a produção textual do grupo CFE. Após o estudo, é possível afirmar que a "dimensão estética e social da vida" do sertanejo pernambucano pertencente à região do Moxotó pode ser observada na/pela linguagem que o grupo Cordel do fogo Encantado (re) constrói.


Palavras-chave: Arte Verbal, Performance, Cultura popular, Tradução cultural, Ethos.

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