DICIONARIOS JURIDICOS E SEUS USUARIOS, OS

Orientador(a): John Robert Schmitz

Mestrado em Linguística Aplicada - 2003

Nro. chamada: T/UNICAMP - D543d

Esta dissertação propõe-se a investigar o uso de dicionários jurídicos por estudantes de três universidades paulistas, professores e profissionais da área jurídica em seus escritórios. Num primeiro momento, os dicionários jurídicos mais utilizados nas universidades pesquisadas são analisados quanto à linguagem empregada pelos autores, objetivando demonstrar que os universitários de direito, notadamente os ingressantes, necessitam de trabalhos dicionarísticos mais adequados ao seu nível de linguagem, diante do inevitável impacto dos primeiros contatos coma linguagem jurídica. Num segundo momento, sugestões são apresentadas para que o dicionário jurídico seja utilizado de forma produtiva em sala de aula dos cursos de direito, como uma ferramenta de valor inestimável nos exercícios de produção e entendimento de textos, indubitavelmente, de vital importância para que o futuro advogado desempenhe suas atividades de comunicação jurídica de modo convincente e seguro.