PROFESSOR ESCREVE SUA HISTORIA

Orientador(a): Inês Signorini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2004

Nro. chamada: T/UNICAMP - G165p

Este trabalho investiga o comportamento de textos produzidos por professores da rede oficial pública paulista em situação de concurso livre de redação. Como a temática dos textos foi fornecida pela organização do concurso e era comum, a pesquisa parte da seguinte questão geral: Como é que o professor desenvolveu o tema dado através dos seus textos? Se por um lado a temática de todos os textos do córpus era a mesma, as estratégias utilizadas pelos seus autores para construí-los não era. Baseado no interacionismo sócio-discursivo e nos estudos do grupo de Genebra pudemos identificar o tipo de discurso Relato Interativo como predominante e verificamos ainda seus variantes, que chamamos de: Relato Autobiográfico, Relato de Atividade, Relato de Episódio e Relato de Fato Casual. Percebemos, ainda, um predomínio do Relato Autobiográfico, o que demonstra que os autores - professores - aproveitam o espaço criado pelo concurso para falar de si próprio. Outro aspecto interessante observado foi a caracterização dos personagens "professor" e "aluno" recorrente nos textos deste tipo de discurso. Essa caracterização oscilou entre a abordagem positiva e a negativa, não havendo uma lógica aparente para tais escolhas. Elas pareceram ser muito mais circunstânciais que seguirem uma tendência predominante e aparente. Esse trabalhou mostrou que quando há uma unidade temática imposta, o autor exerce a individualidade que lhe é peculiar através do uso de diferentes formas de articulação dos fatos constituintes do tema.