INTERVENCAO PEDAGOGICA DO PROFESSOR EM CONTEXTOS..., A

Orientador(a): Denise Bertoli Braga

Mestrado em Linguística Aplicada - 2004

Nro. chamada: T/UNICAMP - R277i

Nos últimos anos pesquisas realizadas na área de ensino mediado por computador têm discutido diferentes tópicos tais como as vantagens e as desvantagens do uso de tecnologias na sala de aula e também estratégias pedagógicas que podem orientar um professor de Língua Estrangeira (LE) para trabalhar com Internet na sala de aula. Em se tratando do ensino de inglês como LE, cada vez mais são crescentes as oportunidades oferecidas, tanto para o professor quanto para o aluno, para construir sua própria aprendizagem. No entanto, pouco tem sido proposto sobre como se dá o processo de intervenção pedagógica de um professor, principalmente, na modalidade a distância. Tendo em vista isso, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o papel de uma professora, em um curso de inglês mediado por computador - WebEnglish (http://www.ufsm.br/labler/webenglish), visando identificar e descrever estratégias pedagógicas às quais essa professora recorre ao oferecer andaimes (scaffolding) (Wood et al, 1976; Antón, 1999) em situações comunicativas em LI ao ministrar o curso em duas modalidades distintas de ensino: semipresencial e totalmente à distância. Tendo por base, as características da teoria sócio-cultural e o enfoque dado por ela ao processo de interação e colaboração entre professores e alunos, a revisão teórica deste trabalho apresenta as categorias de andaimes propostas por Wood et al (1976) e as características da teoria sócio-cultural propostas por Vygostky (1998). Além disso, discute-se o uso do chat como uma ferramenta de comunicação a distância que permite o oferecimento de andaimes em uma interação pedagógico-digital. Os resultados coletados são descritos e comparados, visando oferecer subsídios teóricos que possam orientar futuros professores que desejam usar a internet como um recurso potencial para o ensino de línguas com base em uma orientação colaborativa.