RECURSOS VISUAIS NA COMPREENSAO DE LEITURA EM LINGUA ESTRANG

Orientador(a): Denise Bertoli Braga

Mestrado em Linguística Aplicada - 2004

Nro. chamada: T/UNICAMP - B89r

Como professora de leitura em língua inglesa, preocupa-me entender como se dá o processo de compreensão de leitura em inglês, bem como buscar formas mais eficientes de melhorar o desempenho dos alunos nessa habilidade. Para tanto, fez-se necessária uma análise mais profunda das teorias de leitura em língua estrangeira, e também uma investigação sobre o desempenho dos alunos nessa prática. Do ponto de vista teórico, a literatura atual tem favorecido a orientação interativa de leitura em língua estrangeira. Dentro dessa orientação, a leitura depende tanto das estratégias descendentes de compreensão (processamento top down) quanto do processamento ascendente (bottom up). Em linha com a proposta do ensino de leitura instrumental tradicional, essa orientação mais recente também contempla a possibilidade de processos descendentes auxiliarem e compensarem o conhecimento deficiente da língua alvo que gera problemas no processamento ascendente (bottom up). A literatura também indica que os recursos visuais, tais como título e ilustração, bem como os recursos gráficos extra-verbais (negrito, itálico, diagramação, paragrafação) podem contribuir para a formação de hipóteses que ancoram processos descendentes e contribuem para a compreensão do texto. Teorias vinculadas à tradição semiótica, como a de Kress e Van Leeuwen, reforçam essa possibilidade ao apontar que nas matérias impressas da mídia, o aspecto visual assume diferentes funções no processo de veiculação da informação textual. Os autores também afirmam que a leitura do visual é culturalmente aprendida. É possível, portanto, pressupor que diferenças culturais podem afetar a utilidade do aspecto visual como âncora para a compreensão textual, principalmente em se tratando de leitura em língua estrangeira por leitores não proficientes no idioma. Neste trabalho buscaremos investigar a relação da informação visual na compreensão de textos em inglês, tendo como objeto de análise exames de vestibular e dados de desempenho dos candidatos.