DIZER-SE EM LINGUAS OUTRAS REFLEXOES SOBRE ESCOLHAS..., O

Orientador(a): Celene Margarida Cruz

Mestrado em Linguística Aplicada - 2003

Nro. chamada: T/UNICAMP - R449d

O objetivo desta pesquisa é investigar os processos de escolhas linguísticas por estudantes de letras no contexto da globalização, em que o idioma internacional estabelecido é o inglês. Através do estudo das dinâmicas que determinam a evolução e o desaparecimento dos vernáculos, bem como daquelas que atuam sobre as línguas veiculares através da história, procedemos à análise de questionários e entrevistas para entender a relação dialética das escolhas destes sujeitos e seu contexto histórico. Este estudo visa estabelecer os antecedentes, sejam eles culturais, epistemológicos ou sócio-políticos, que tanto conformam os usos sociais das línguas modernas quanto moldam as políticas de línguas e seus reflexos nos processos de escolhas linguísticas, revelando aspectos de condicionamento, delimitações e elencando questões atuais dos entraves entre língua, hegemonia e poder.