AQUISICAO DO PORTUGUES ESCRITO PO ALEX, ENTRE..., A

Orientador(a): Elza Taeko Doi

Mestrado em Linguística Aplicada - 2003

Nro. chamada: T/UNICAMP - P439a

O trabalho que por ora apresentamos é o resultado das percepções obtidas em trabalho de campo realizado em uma escola do Oeste do Paraná. Neste trabalho nos propomos analisar como uma criança brasileira que iniciou sua escolarização no Paraguai estava se desenvolvendo em sala de aula brasileira após seu retorno ao país. Essa pesquisa foi feita de forma longitudinal, observando a forma com que o menino - chamado de Alex - foi adquirindo a língua portuguesa em sua modalidade escrita ao longo de dois anos de escolarização no Brasil. Essa pesquisa iniciou-se no ano de 2000, ano em que Alex havia chegado do Paraguai e freqüentava a terceira série do Ensino Fundamental e foi retomada no ano de 2002 quando Alex freqüentava a quarta série do Ensino Fundamental. O que se observou no cotidiano de Alex - no primeiro ano da pesquisa - é que os colegas de classe, se viam superiores, por não terem tido contato com uma cultura "inferior" como seria considerada a paraguaia. A escola por sua vez, parecia não enxergar as dificuldades pelas quais Alex estava passando e não organizava nenhum tipo de trabalho específico oferecendo-lhe uma possibilidade de desenvolver-se como aluno e sujeito naquela sala de aula. Inserido nesse contexto Alex é um menino estigmatizado em sala de aula e em razão disso tem sérias dificuldades em adquirir a língua portuguesa na sua modalidade escrita, não alcançando êxito no final do primeiro ano letivo, sendo reprovado e tendo que freqüentar a terceira série primária por dois anos consecutivos. Já no segundo ano da realização dessa pesquisa encontramos Alex em uma situação escolar bem diferente da relatada anteriormente. No ano em que freqüentava a quarta série primária, Alex é um aluno bem aceito entre os colegas, não é mais estigmatizado na escola e a partir disso obteve um bom desenvolvimento escolar. Domina a Língua Portuguesa bem como os outros conteúdos trabalhados em sala de aula. A análise desse trabalho organizou-se de forma a fazer um paralelo entre as experiências pelas quais Alex passou em escola brasileira, procurando dessa forma detectar que motivos contribuíram para seu "fracasso" na terceira série e para seu "sucesso" na quarta série do Ensino Fundamental.