EFEITO RETROATIVO DA PROVA DE INGLES DO VESTIBULAR..., O

Orientador(a): Matilde Virginia Ricardi Scaramucci

Mestrado em Linguística Aplicada - 2003

Nro. chamada: T/UNICAMP - C817e

Efeito retroativo é um conceito popular em Lingüística Aplicada há vários anos. A maioria dos estudos tem como foco principal a influência dos exames no ensino de LE/L2, porém, poucos estudos têm enfocado as percepções, atitudes e motivações dos alunos em relação à LE e exames. O presente estudo visa preencher essa lacuna. É uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, cujo objetivo é investigar as percepções dos alunos de um curso preparatório comunitário na cidade de Campinas sobre a prova de LE do vestibular da Unicamp e o efeito retroativo que ela exerce na preparação desses alunos para o exame. A escolha desse contexto escolar é de especial relevância, pois trata-se de um projeto educacional sem fins lucrativos, cujo objetivo é dar oportunidades, através de bolsas de estudos e mensalidades mais baixas do que o mercado, a alunos de baixa renda de forma a terem um ensino de qualidade para que possam concorrer a uma vaga na Unicamp e nas demais universidades públicas. Os dados foram obtidos através de instrumentos variados, que incluem: um questionário (respondido por sessenta e cinco alunos), uma entrevista (com dez alunos) e observações de sala de aula de duas professoras, a fim de aprofundar o entendimento sobre a influência do exame em sua prática de ensino. As professoras também responderam a um questionário sobre sua experiência profissional, concepção de leitura em LE e concepção do exame. A entrevista com as professoras teve por objetivo esclarecer informações das respostas ao questionário e entender a razão de certas atividades propostas em aula. Foram também analisados documentos sobre o exame de vestibular da Unicamp, questões de exames passados e o material didático utilizado na escola. Os resultados do presente estudo confirmam as pesquisas anteriores de que o efeito retroativo do exame não é determinista, ou seja, ele tem impacto na preparação de alguns alunos, mas não de todos. Embora muitos dos alunos tenham demonstrado ter conhecimento do que a prova de inglês da Unicamp avalia, eles declararam se preparar da mesma maneira que para outros vestibulares de universidades públicas do país, que priorizam a gramática em suas provas.