MUDANCAS NA CONCEPCAO E PRATICA DA AVALIACAO E SEU EFEITO NO

Orientador(a): Matilde Virginia Ricardi Scaramucci

Mestrado em Linguística Aplicada - 2001

Nro. chamada: T/UNICAMP - Av32m

Esta pesquisa de base etnográfica, tem por objetivo implementar uma proposta de avaliação coerente com a realidade do contexto de ensino aprendizagem de Língua Estrangeira (Inglês) de uma escola de ensino médio e técnico da região sudeste do país, a fim de se analisar o efeito retroativo dessa proposta no aumento da percepção de professor e alunos sobre o processo de ensino/aprendizagem bem como na ampliação da participação destes no desenvolvimento da própria aprendizagem. Esta pesquisa divide-se em duas fases. A primeira tem por finalidade investigar as causas de manutenção da desmotivação e desinteresse dos alunos, mesmo após algumas mudanças anteriormente ocorridas neste contexto relacionadas ao material didático, interação professor-aluno e critérios de avaliação. A segunda, por sua vez, objetiva, a partir dos resultados encontrados na primeira fase, propor e implementar uma proposta de avaliação, constituída de quatro atividades, que propicie a reflexão de alunos e professor sobre seus papéis e ações na prática educacional . O referencial teórico da pesquisa inclui pressupostos teóricos para a elaboração de um currículo comunicativo; conceitos e pesquisas sobre a cultura de ensinar, aprendes e avaliar LE de alunos e professores; autonomia e aprendizagem auto-orientada; avaliação e efeito retroativo; resultados de pesquisas que mostram dificuldades na implementação da abordagem comunicativa e autonomia em contextos de ensino/aprendizagem de línguas. Os dados foram coletados na primeira fase por meio de questionários; entrevista com alunos; observações, gravações em áudio e transcrições de aulas de cinco turmas de dois professores da escola que contextualiza esta pesquisa. Na Segunda fase, a pesquisadora atuou como professora-pesquisadora de uma das turmas observadas na primeira fase e escolhida para prosseguir a pesquisa. A coleta de dados ocorreu por meio de gravações, em áudio e vídeo, e transcrições de aulas; questionários de avaliações para os alunos; diário e anotações de campo da professora-pesquisadora. Os resultados da análise dos dados da primeira fase indicam que a causa da desmotivação e desinteresse dos alunos deve-se principalmente à utilização de conteúdos estipulados apenas pela seqüência do material didático, desvinculados dos objetivos, necessidades e expectativas dos alunos; à avaliação promocional e discriminatória, sem retorno para o aprimoramento do ensino/aprendizagem; às crenças e concepções tradicionais sobre ensinar, aprender e avaliar LE que mantêm o professor como provedor de informações e "aplicador" do material didático e o aluno apenas como receptor, sem perceber seu próprio desenvolvimento no decorrer do processo. Es resultados da análise dos dados da segunda fase mostram que a avaliação, com sua potencialidade reflexiva, é capaz de ampliara percepção de professor e alunos sobre o processo de ensino/aprendizagem de LE. A professora-pesquisadora passou a relacionar seu ponto de vista com os dos alunos, o que lhe impôs a difícil tarefa de confrontar-se com suas próprias crenças, sucessos e fracassos. Os alunos mostraram-se capazes de relacionarem suas dificuldades na aprendizagem com os problemas vivenciados na prática, percebendo a contribuição ou não das atividades para sua aprendizagem, discutindo e questionando a maneira que foram avaliados pelo professor. Esses resultados ainda reforçam que a avaliação não pode se considerada uma fase isolada do processo de ensino/aprendizagem, mas um meio para modificar e adequar os outros componentes do currículo, a fim de se elaborar programas e cursos mais eficientes, de acordo com a realidade de cada prática.

Palavras-chave: avaliação, foco no aprendiz, abordagem comunicativa, cultura de aprender LE, cultura de avaliar LE.