CONSTITUICAO DO DISCURSO DA MUDANCA DO ENSINO DE LINGUA MATE

Orientador(a): Raquel Salek Fiad

Doutorado em Linguística Aplicada - 2003

Nro. chamada: T/UNICAMP - P618c

O objetivo deste trabalho é observar as características de um discurso que, como procuro mostrar, se constituiu a partir do final da década de 70, no Brasil: o discurso pela mudança nas concepções de linguagem e no ensino de língua materna (discurso da mudança). O discurso da mudança se caracteriza por argumentar quanto à necessidade de mudanças nas concepções de linguagem e de ensino, e por apresentar um componente de divulgação científica: a argumentação se realiza amparada na divulgação de teorias linguísticas, sociológicas e/ou sociolinguísticas, que fornecem então subsídios para demonstrar a procedência da concepção de língua/linguagem apresentada pela Linguística, e os problemas apresentados pela concepção de língua e de ensino que pretende modificar. Este dicurso se inicia, assim, afirmando a necessidade de: i. considerar a diferença entre a língua da escola e a língua das camadas populares que começavam a chegar à escola; ii. considerar a realidade da variação linguística e respeitar a variedade do aluno; iii. relacionar ensino de linguagem e condições socioeconômicas com o objetivo de produzir práticas pedagógicas democráticas e transformadoras; iv. divulgar informações produzidas pela Linguística e outras ciências, a fim de alterar as práticas pedagógicas existentes. Defendo ainda que o discurso da mudança cumpre uma necessidade interna à própria Linguística de se constituir como uma ciência brasileira, deixando a "torre de marfim" que então acusavam-na de ocupar, e passando, desse modo, a tratar de problemas nacionais.