Resumo

Versão para impressão
GRAMATICALIZACAO, MODALIDADE ESPISTEMICA E EVIDENCIALIDADE:

SEBASTIAO CARLOS LEITE GONCALVES

Orientador(a): Maria Luiza Braga

Doutorado em Linguística - 2003

Nro. chamada: T/UNICAMP - G586g


Resumo:
Como proposta de estudo de caso, este trabalho investiga cinco contextos de usos do verbo parecer no português brasileiro. Assumo, como hipótese, que esses diferentes usos podem ser interpretados como um caso de gramaticalização (GR), aqui entendida, na sua acepção clássica, como um processo que envolve a mudança de estatuto categorial de um elemento lingüístico (Hopper & Traugott, 1993). Para a descrição das propriedades sintáticas, semânticas e discursivo-pragmáticas que, sob a perspectiva sincrônica, caracterizam os diferentes padrões de uso do verbo parecer, utilizo, como quadro teórico, o modelo de Gramática Funcional de orientação holandesa (Dik, 1989, 1997). Nessa caracterização, recorro a dados empíricos e mostro que um processo de GR se implementa, na medida em que parecer, identificado com a categoria dos verbos plenos (parecer1), passa a assumir funções de satélites atitudinais, de caráter adverbial (parecer4,5), colocando-se completamente para fora da estrutura de predicação. Nessa trajeto de mudança, pontos intermediários o relacionam com a classe dos verbos-suporte (parecer2) e com a dos verbos de atitude proposicional (parecer3). Uma investigação histórica referenda apenas parcialmente a trajetória sincrônica de GR de parecer, captando os pontos extremos de sua escala de mudança. Entretanto, na comparação entre a evolução histórica das formas achar e crer com a de parecer, é possível manter a proposta de gradualidade da sua escala de mudança, justificando assim tratá-lo como um caso de GR. Confirmam essa hipótese dois conjuntos de parâmetros distintos aplicados a esse estudo de caso; o primeiro, de Lehmann (1995 [1982]), mostra que parecer apresenta ainda um relativo grau de autonomia e, portanto, grau baixo de GR; o segundo, representado pelos critérios de Hopper (1991), revela que parecer encontra-se ainda em processo de GR. O estudo apresentado permite duas possibilidades de interpretação que comprovam a hipótese deste trabalho: ou o verbo parecer ainda se encontra nos estágios iniciais de um processo de GR, com a possibilidade de vir a se identificar com categorias mais gramaticais (como a dos clíticos ou mesmo dos afixos, processo que demandaria outras alterações morfofonológicas), ou seu curso de GR foi interrompido. Diante dessas conclusões, relativamente às categorias semântico-pragmáticas de evidencialidade (EV) e de modalidade epistêmica (ME), envolvidas no processo de GR de parecer, é possível propor que, em razão de não se caracterizar como uma língua que possui evidenciais gramaticais, o PB está ainda em processo de GR da EV, começando pelo nível mais baixo da hierarquia proposta para esse domínio, ou seja, pela marcação da EV Indireta que, no atual estágio de mudança, ainda se entrecruza com a ME. Assim, a exemplo de outras línguas com sistema gramatical de EV, é possível que o PB gramaticalize somente evidência indireta e a assuma a evidência direta como forma não-marcada ou marcada por zero.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.