Resumo: Esta pesquisa de natureza bibliográfica apresenta uma leitura aprofundada dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira do Ensino Fundamental (PCN-LE). Adicionalmente, são também investigadas partes de outros documentos, como a Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais do 1, 2 e do 3 e 4 Ciclos e o projeto Parâmetros em Ação de Língua Estrangeira. O que se espera com este estudoé compreender as linhas teóricas implícitas e explícitas nos PCN-LE e como elas interagem entre si constituindo o próprio documento. Atenção especial é dada às tendências pedagógicas brasileiras, às abordagens psicológicas e às abordagens de ensino de língua estrangeira (inglês), privilegiando o estabelecimento de um diálogo entre a Educação, a Psicologia e a Linguística Aplicada. A análise sugere que os PCN-LE poderiam estar privilegiando linhas psicológicas diferentes e, consequentemente, diferentes enfoques de ensino de língua tanto em sua parte teórica quanto em suas "orientações didáticas", ou seja, os PCN-LE privilegiaram, teoricamente, uma perspectiva essencialmente sociointeracional e comunicativa. Porém, em suas "orientações didáticas", o documento enfatizaria uma perspectiva essencialmente cognitiva e instrumental.