ATITUDES DE ESTUDANTES BRASILEIROS DIANTE DE FALANTES DE ALE

Orientador(a): Linda Gentry El-Dash

Mestrado em Linguística Aplicada - 2003

Nro. chamada: T/UNICAMP - F469a

Há muitas décadas, estudiosos de vários países tem investigado a atitude de pessoas a línguas estrangeiras e suas variáveis e também aos povos que falam tais línguas. No Brasil, a maioria das investigações tem sido voltada para as atitudes dos brasileiros para com a língua inglesa e seus falantes e chegaram a atitudes favoráveis. Esta dissertação, no entanto, mostra o resultado de um estudo sobre a atitude de 274 estudantes do segundo grau a cinco línguas: alemão, espanhol, francês, inglês e português, usando a técnica matched guise. Os resultados sugerem, no entanto, que todas as línguas estrangeiras pesquisadas neste estudo tiveram uma avaliação mais alta em termos de status e solidariedade em comparação ao idioma português. Os resultados sugerem ainda novas investigações nos padrões motivacionais no estudo de línguas estrangeiras.