ESTUDO DA LEITURA NA REDE PUBLICA ESTADUAL DO PARANA A PARTI

Orientador(a): Inês Signorini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2003

Nro. chamada: T/UNICAMP - T634e

Neste trabalho investigamos a relação entre os documentos oficiais de ensino da rede pública estadual de ensino do estado do Paraná e a prática de ensino de leitura de cinco professores desta rede de ensino procurando verificar a repercussão das orientações teóricas e metodológicas dos documentos no fazer destes professores. Considerando que estes documentos propõem orientar a prática pedagógica trazendo, como argumentos de autoridade, informações teóricas construídas no campo acadêmico, os analisamos como textos de divulgação/vulgarização teórica seguindo as orientações metodológicas propostas por D. Jacobi (1984). Além da análise dos textos oficiais, nos quais verificamos as concepções de leitura e de ensino de leitura subjacentes, analisamos um conjunto de aulas gravadas dos professores acima mencionados verificando as concepções de leitura e de ensino de leitura subjacentes às suas práticas. A partir da verificação destas concepções, observamos que relação poderia ser estabelecida entre as instâncias de divulgação e a prática pedagógica. Ambas as análises foram realizadas à luz da concepção bakhtiniana de linguagem que aponta como constitutivas do significado as situações mais imediata e mais ampla de produção do texto. Assim, recuperamos aspectos históricos da construção dos documentos bem como aspectos sociais relevantes para a compreensão da relação que os professores estabelecem com estes textos e aspectos sociais envolvidos no fazer pedagógico em sala de aula. Concluímos que o fazer dos professores não pode ser associado a uma única fonte de construção/divulgação de saberes posto sua prática mostra a recuperação de saberes relativos à leitura construídos tanto no campo acadêmico quanto em suas experiências de vida como alunos e como professores.